segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Como surgiu a idéia de um trabalho com Dança do ventre na área de Saúde da Mulher????

Gostaria de esclarecer aos fisioterapeutas que a idéia do Tema do meu trabalho não é de promover a ARTE DA DANÇA DO VENTRE e fazer com que as pacientes na área de GIN/OB procurem futuramente escolas de Dança do Ventre para fins fisioterapêuticos. O contrário se faz verdadeiro, também não quero promover a DANÇA DO VENTRE e fazendo com que as praticantes desta arte só procurem as/os fisioterapeutas para praticar a Dança. Acredito, que existe espaço para todo mundo e que cada profissional deve desempenhar o seu papel de acordo com seus estudos/objetivos e acima de tudo com sua consciência e ética.

De acordo com a origem primitiva da Dança do Ventre (2000 ac), os movimentos pélvicos eram executados também como fim terapêutico, ajudando a mulher principalmente na hora do parto. Este relato histórico sempre me chamou a atenção.

Em 2003, tive a oportunidade de morar por 1 ano na França. Convive neste período com muitas mulheres grávidas e elas me contavam que faziam algumas sessões de fisioterapia para ajudar na hora do parto e no pós-parto, uma vez que na FR os médicos preconizam o parto normal. Ao perguntar à essas mulheres quais eram os movimentos que faziam na fisioterapia tive a certeza de que os movimentos da dança do ventre poderiam realmente ser utilizados para ajudar as mulheres há 2000 a C. afinal, os movimentos fisioterapêuticos usados hoje são muito parecidos com os movimentos da dança do ventre.

Aliando a origem histórica da dança aos movimentos fisioterapêuticos executados pelas mulheres grávidas na FR foi que decidi buscar achados científicos para os efeitos dos movimentos pélvicos na musculatura do assoalho pélvico.

Descobri nesta minha caminhada que os movimentos da dança são ferramentas que quando usadas corretamente podem nos proprocionar muitos benefícios, cabe ao seu conhecedor divulgá-la com amor, carinho e respeito, uma vez que a dança é bem comum da HUMANIDADE!

"Um homem que trabalha com as mãos é um operário; um homem que trabalha com as mãos e o cérebro é um artesão; mas um homem que trabalha com as mãos e o cérebro e o coração é um artista." Louis Nizer

Aprenda de forma criativa e motivante despertando o artista que tem dentro de você!!!

Abraço, Amanda

Nenhum comentário: