segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Qual é o objetivo do Curso Pelve em Movimento?

A idéia do curso Pelve em Movimento surgiu no início de 2007 quando eu, Amanda, já havia concluído em 2006 meu trabalho de Iniciação Científica na UNIP, o qual foi orientado pelas professoras Cíntia D. de Freitas (docente da UNIP) e Líris L. Wuo (docente da CBES). Ambas especialistas na área da Saúde da Mulher.

O Tema do meu trabalho foi EFEITOS DOS MOVIMENTOS PÉLVICOS DA DANÇA DO VENTRE SOBRE A MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO E NA DOR PÉLVICA CRÔNICA (DPC).

Em resumo, este trabalho constou com uma amostra de três grupos de mulheres. Grupo 1, mulheres com DPC que fizeram exercícios pélvicos da dança ventre. Grupo 2, mulheres com DPC foram tratadas com medicamentos e acompanhamento médico. Grupo 3, mulheres sem DPC, saudáveis e sedentárias, fizeram exercícios pélvicos da dança ventre. Os resultados mostraram uma tendência do aumento da força perineal nos GRUPOS 1 e 3 e uma diminuição da dor pélvica crônica no GRUPO 1, enquanto no GRUPO 2 não houve a redução da dor pélvica crônica. As mulheres do Grupo 1 e do Grupo 2, que eram portadoras de DPC foram avaliadas e tratadas no Ambulatório de Algia Pélvica da UNIFESP enquanto as mulheres do Grupo 3, que eram saudáveis e sedentárias foram tratadas e avaliadas na Clínica da UNIP.

Ao concluir a Iniciação Cientifica senti a necessidade de mostrar ao público interessado neste assunto como foi realizado este trabalho, uma vez que havia selecionado certos movimentos pélvicos da dança do ventre sendo o meu protocolo de estudo. Além disso, existiu durante este trabalho técnicas didáticas para ensinar as mulheres a executarem estes movimentos, que por sua vez eram considerados um pouco difícil para um aprendizado corporal.

Desta forma, não foi utilizado neste trabalho uma aula de Dança do Ventre como fazemos nas escolas especializadas nesta arte, e sim certos movimentos pélvicos oriundos desta Dança.

Difícil falar em Dança do Ventre sem pensar em movimentos da PELVE. Por isso, que formamos a EQUIPE PELVE EM MOVIMENTO. Cada profissional da nossa equipe tem algo a acrescentar quando o assunto é PELVE, uma vez que tivemos formações, especializações, cursos e experiências na área da Saúde da Mulher.

Este curso tem como objetivo ensinar o aluno não só a Biomecânica da Pelve e da Coluna, mas através da prática corporal sentir estes movimentos biomecânicos em nosso corpo. Além disso, acreditamos que em nosso corpo, além do componente físico existe o componente o emocional e psicológico que acabam trazendo outro tipo de resultado ao sistema músculo-esquelético e a outros sistemas. Assim sendo, buscamos através das teorias psico-corporais compreender a parte emocional que carregamos na pelve. Abordaremos também, uma aula prática com exercícios pélvicos na Bola Suíça, pois ela é considerada um ótimo recurso para facilitar o aprendizado dos movimentos pélvicos da dança do ventre. Por fim, haverá uma palestra mostrando como chegamos ao resultado deste estudo, bem como uma vivência de alguns movimentos de dança do ventre que foram utilizados no protocolo deste trabalho.

A todas as pessoas interessadas em conhecer este trabalho sejam bem vindas a este nosso 2º PELVE EM MOVIMENTO!!!!!

Equipe Pelve em Movimento.

Um comentário:

Cléo disse...

Olá desejo saber como faço o curso da equipe pelve em movimento.
Aguardo um respaudo!